sábado , 23 outubro 2021

URI festeja seus 25 anos

URI festeja seus 25 anos

DSC_0081

 

Esta semana o jornal A Folha entrevistou a Direção da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões – URI Câmpus Santiago, para falar sobre os 25 anos da instituição.
Para a Diretora Acadêmica, professora Michele Noal Beltrão, Diretor Geral, professor Francisco Assis Gorski e Diretor Administrativo, professor Jorge Padilha é uma felicidade muito grande e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade estarem à frente, neste momento, de uma qualificada Instituição de Ensino Superior, modalidade presencial, como o é a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/ Santiago, que completa 25 anos de história,a qual foi idealizada há algumas décadas por um grupo de especiais educadores, com o intuito de contribuir com a formação de pessoal ético e competente, comprometidos com o desenvolvimento de sua comunidade. Assim, a URI tem modificado realidades e realizado sonhos de muitas pessoas, que se não tivessem esta possibilidade múltipla, não teriam como concluir um curso superior de Graduação e/ou de Pós-Graduação. 
Conforme a Direção, atualmente, a URI como universidade multicampi, sediada nos municípios de Santiago, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Frederico Westphalen, Erechim e Santo Ângelo, possui, aproximadamente, 17.000 alunos de Graduação. Em Santiago, são2.000 alunos na Graduação, distribuídos em 13 Cursos, mais 500 alunos na Escola de Educação Básica (divididos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em Enfermagem) e, na Pós-Graduação Lato Sensu, 125 alunos, divididos em cinco cursos. É importante destacar, que a instituição está por aprovar um Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, com início das aulas para o ano de2018.
A URI disponibiliza hoje, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito (Diurno e Noturno), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Letras, Pedagogia e Psicologia. E, por ser uma instituição comunitária e filantrópica, que participa de todos os Programas Federais, como PROUNI e FIES, possui um leque de benefícios à disposição de sua comunidade acadêmica, como: Plano Safra, Auxílio Família (5% de desconto para mais um membro do grupo familiar), Incentivo ao Egresso (20% de desconto para Egresso URI Santiago), Plano Rubi (30% de desconto no Curso de Direito Diurno), Plano Vem para a URI (20% de desconto para o Curso de Ciência da Computação), Plano de Incentivo às Licenciaturas (50% de desconto para o primeiro ano, 40% segundo ano, 30% terceiro ano e, no quarto, 20%), Permanência (50% de desconto para egressos dos cursos de Administração e Contábeis que queiram  fazer Administração ou Contábeis) e o CREDIURI (financiamento próprio da URI, mediante regras do PROUNI, conforme Edital, chegando ao máximo de 50% de financiamento). 
De 03 a 05 de maio,uma notícia importante para a universidade, alegrou toda a comunidade acadêmica, a avaliação do Ministério da Educação que mostrou a qualidade do ensino na URI, atribuindo nota 5 ao Curso de Letras.
É importante ressaltar que 5, é a nota máxima, pois o MEC pontua de um a cinco, distribuídas em três dimensões: a) Organização Didático-Pedagógica; b) Corpo Docente; c) Infraestrutura.
Conforme a Direção da instituição, o Conceito 5, conferido ao Curso de Letras da URI Santiago, é fruto de uma Organização Didático-Pedagógica excelente, reflexo de um Projeto Pedagógico de Curso, que contempla todos os indicadores necessários para qualificação tanto de seus objetivos, metodologias, planos de ensino, avaliação ensino-aprendizagem, quanto possibilitar que o egresso consiga, a partir de suas competências e habilidades, inserir-se no mundo profissional. Ainda, é de destacar, que o Corpo Docente foi avaliado, tanto a partir de sua coordenação, colegiado de curso, núcleo docente estruturante, produção acadêmica, tempo de experiência na Educação Básica e no Magistério Superior, cargas horárias e titulação como excelentes.
Também foi analisada como ótima a infraestrutura da Instituição, tudo devidamente constatado pelos dois avaliadores do MEC, que visitaram in loco, salas de aula, laboratórios, museu das comunicações, salas dos professores, bar, banheiros, setores acadêmico-administrativos, biblioteca, Pólo Tecnológico, Serviço de Apoio Educacional, Estação do Conhecimento (Projeto CineClio Santiaguense), observando, em todos os locais, a comodidade, a luminosidade, a limpeza, os mobiliários, a acústica, a climatização, sendo, ainda, destacada a questão da acessibilidade plena.
Para finalizar a direção deixa uma mensagem “gostaríamos, neste momento, de ressaltar a partir da expressão, contida no mencionado Relatório do MEC, “a URI possui perfil EXCELENTE de qualidade”. Destaca-se que foi a URI e não só o Curso de Letras que foi pontuado como excelente, o que vem ratificar todo o trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica, no decorrer dos seus vinte e cinco anos. Tanto neste relatório, como também em tantos outros, frutos de outras avaliações in loco, viu-se a URI obtendo conceito 5 e conceito 4, (muito bom). O que, nos leva a crer e ver, que realmente a URI destaca-se como uma Instituição de Ensino Superior Presencial que prima pela qualidade e busca, cada vez mais, ser uma Instituição de referência, com destacado ensino, comprometida extensão universitária e pesquisa de ponta. Para tanto, a URI utiliza apenas dos recursos advindos das mensalidades de seus alunos, investindo tudo nesse tripé (Ensino, Pesquisa e Extensão). Esta é a nossa marca, a nossa visão e a nossa missão. A URI selou um compromisso como município de Santiago (Cidade Educadora e Terra dos Poetas) e, também, com a Região, especialmente, com os nove municípios que compõem o Vale do Jaguari.

Confira a programação de aniversário:
Para comemorar o aniversário da URI, será realizada uma mateada no ginasião, às 15h de domingo, 14. O evento estará lançando a campanha do agasalho 2017, que é realizada pela prefeitura. Haverá show com a banda Indústria Musical a partir das 15h. E, lembre-se, faça a sua doação, afinal, “roupa boa a gente doa”. Além da URI, o apoio na campanha do agasalho é do Exército, Lojas Becker e Centro Empresarial.

Visite URI público interno:
Dia: 12/05
Horário: 14h
Local: saída da frente do SAE
 Abraço à URI:
Dia: 16/05
Horário: 13h
Local: rótula do câmpus

Visite URI:
Dia: 16/05
Horário: 14h
Local: saída da sala 109

Texto e Foto: Carine Martins

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top