quinta-feira , 15 novembro 2018

Urnas passam por verificação antes do pleito de domingo

No dia 23, às 14h, foi realizada a cerimônia de Verificação Pré-Pós Eleição nas urnas da 44ª Zona Eleitoral. O processo foi acompanhado pela juíza eleitoral, Dra. Ana Paula Nichel Santos, presidente da OAB Marcelo Palmeiro, chefe do cartório Gidião Damian, equipes do cartório, pela senhora Inês Martins, uma das eleitoras que havia registrado ocorrência contra a urna no primeiro turno, jornal A Folha e Rádio Santiago.
Na oportunidade foram sorteadas aleatoriamente 4 urnas, representando cada um dos municípios que fazem parte da 44ª Zona Eleitoral, já carregadas, lacradas e prontas para votação, para fazer a VPP. Foi inserida uma mídia da justiça eleitoral para alterar a hora e data das urnas escolhidas de modo que os presentes pudessem votar em candidatos reais como se fossem eleitores daquela seção, e ao final, foi verificado se a urna estava gravando corretamente os votos inseridos. Todos que estavam naquele processo tiveram a oportunidade de votar e também conferir os votos que foram inseridos na urna, através de seu boletim, constatando que estava tudo correto.
Segundo o chefe do cartório, Gidião Damian, desde o dia 17 de outubro, as urnas receberam “carga” para o segundo turno. “Dar carga” significa inserir os programas auditados pelo TSE, Ministério Público, OAB e representantes partidários, assim como inserir os eleitores daquela seção e os candidatos. Este processo de carga é público.
Gidião comenta que a verificação é rotineira e de suma importância, ocorre em todas as eleições, em todos os cartórios eleitorais do país, principalmente nesta eleição onde estão ocorrendo denúncias, as quais, por falta de conhecimento colocam em dúvida o processo eleitoral, a verificação das urnas mostra que são seguras e os votos são computados corretamente.

Foto: Carine Martins

Dra. Ana Paula acompanhou verificação

Dona Inês também acompanhou e votou durante a VPP

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top