sábado , 19 junho 2021

Usina Solar de Manoel Viana: desempenho, inovação e sustentabilidade

Manoel Viana é um pequeno município que vem se destacando na região pelos conhecidos projetos desenvolvidos, um deles é a Usina de geração de energia fotovoltaica (Usina Solar), um dos destaques da gestão do atual Prefeito Municipal Gustavo Medeiros. 

A usina solar fotovoltaica (também chamada de parque solar ou central fotovoltaica) é um sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção de energia elétrica, a produção de energia vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica.

O projeto da Usina Solar de Manoel Viana prevê a geração de energia sustentável para iluminação pública, também para o funcionamento dos prédios públicos, e assim possibilitar uma economia significativa no que diz respeito aos gastos com energia elétrica na administração pública, cumprindo, desta forma, mais um dos pilares da gestão pública, a economicidade.

Com poucos meses de funcionamento a Usina Solar está operando em perfeitas condições além de estar gerando 30% a mais de energia do que o estimado inicialmente. Tomando como parâmetro o último mês em que o município pagou a conta de energia elétrica antes da usina entrar em funcionamento (Dezembro/2020) com os meses subsequentes, até maio de 2021, o município deixou de gastar com energia elétrica um valor próximo de R$ 90.000,00 referentes às instalações públicas e a iluminação pública. Além disso, o percentual excedente de energia produzida além do estimado inicialmente, pode viabilizar que o empreendimento possa se pagar antes do tempo previsto.

Diante do excelente desempenho da Usina na geração de energia, transformados em créditos de energia obtidos juntos a RGE, é importante ressaltar a visão Inovadora e de responsabilidade com o dinheiro público da gestão do Prefeito Gustavo Medeiros ao se empenhar em concretizar mais esse importante investimento em infraestrutura para o nosso município.

Além disso, os valores que deixam de ser gastos com as contas de energia elétrica do município permitem que a prefeitura possa atender outras frentes de investimentos no setor público, como obras de infraestrutura urbana e rural, saúde, educação, desporto e lazer.

Vale ressaltar que o pioneirismo de Manoel Viana na região e relação a produção de energia limpa e sustentável fez com que outros municípios da região, como Alegrete, implantassem a partir dessa ideia suas próprias usinas fotovoltaicas.

Ao chegarmos em nossa cidade e nos depararmos com essa usina, podemos, em um primeiro momento, pensar na dicotomia investimento x retorno financeiro. Mas existem outras questões que devem ser levadas em conta, como a questão ambiental, uma vez que a produção de energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energia limpa, que não gera resíduos ao meio ambiente, interferindo minimamente no espaço, pois a sua área de instalação é infinitamente menor se comparada com uma Termoelétrica ou uma Hidrelétrica.

Sabemos também que nossas crianças e jovens aprendem pela observação e exemplo, e que a questão ambiental será o centro de todas as discussões sobre ações futuras em nosso planeta, então fazemos nossa parte, damos o exemplo, começamos com energia solar. Talvez no futuro, outros investimentos e instalações que tragam em sua essência a tríade desenvolvimento tecnológico x sustentabilidade x preservação ambiental.

Pensar a Manoel Viana do futuro é pensar nas futuras gerações, é pensar investimentos com reflexos positivos agora e nas próximas gerações, é fazer gestão pública inovadora, propositiva e proativa.


O projeto prevê a geração de energia para iluminação pública
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top