quinta-feira , 8 dezembro 2022

Vitaminas e seus benefícios

Vitaminas e seus benefícios
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As vitaminas são aquelas substâncias que o nosso organismo não é capaz de produzir e,  por isso, precisa  fazer parte da nossa alimentação. As principais fontes são verduras, frutas e legumes, mas também são encontradas em carnes, leites, ovos e cereais.
Elas desempenham um papel importantíssimo em nosso organismo. Mas no entanto, não são usadas como fonte de energia e nem como reposição celular, mas sim como aditivos para nosso metabolismo. A falta dessas vitaminas podem causar várias doenças como enfraquecimemento dos ossos pela falta de vitamina D.
A vitamina A é importante para o crescimento, para a pele, ossos e cabelo, protege o aparelho digestivo, respiratório e urinário. Sem falar que tem um papel importante para a nossa visão. As fontes de vitaminas A são: leite integral, manteiga, gema de ovo, queijo, mamão, pimentão, abóbora e verduras em geral.
As vitaminas do complexo B, é um conjunto de têm propriedades semelhantes. A banana por exemplo, contém vitamina B6, que apartir de seus nutrientes ajuda na formação de glóbulos vermelhos do sangue e anticorpos. Outras fontes de vitamina do complexo B são os cereais integrais, leguminosas (soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, lentilha etc.), alho, cebola, miúdos como coração, moela entre outros. Peixes, ovos, crustáceos e leite, também é uma rica fonte de vitaminas do complexo B. A vitamina B12, tem como função a formação de células, como leucócitos e hemácias. Ela é encontrada somente em alimentos de origem animal, como carnes magras, peixes e aves. A vitamina B1 ajuda na produção necessária de energia aos nervos e músculos, inclusive em nosso coração.
A vitamina C, preserva dentes, ossos, vasos sanguíneos e gengivas, aumenta a absorção de ferro em nosso organismo, ajuda na cicatrização e em nosso sistema umunológico. A falta de vitamina C, causa alguns distúrbios como: anemias, enfraquecimento dos vasos sanguíneos e capilares entre outros. As fontes de vitamina c são: Laranja,  limão, goiaba e acerola, estes alimentos são riquíssimos em vitamina C e, o ideal é comê-los crus. Abacaxi, mamão, caju, espinafre e couve-flor também contém vitamina C.
A vitamina D está presente em alimentos de origem animal como leite e ovos, sintetizada pelo organismo, mas dependente do sol para se tornar uma vitamina D. Fundamental para o fortalecimento nos ossos e dentes e ajuda na coagulação do sangue.

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