quarta-feira , 29 junho 2022

30 anos URI: o marcante mês de maio

Inauguração, lançamento de programa, festa, visita e palestras marcaram aniversário da URI Santiago

Tudo começou no dia 4 de maio, quando a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Santiago inaugurou o Centro de Práticas Veterinárias Antônio Vivaldino Bonotto, um evento organizado pelo curso de Medicina Veterinária.

Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem feita pelo primeiro coordenador do curso, professor Olívio Bochi Brum, ao agropecuarista Antônio Vivaldino Bonotto, doador da área onde hoje é a instituição. Na presença dos familiares do homenageado, falecido no ano de 2020, Brum fez um retrospecto de sua vida, emocionando a plateia, formada por autoridades acadêmicas, civis e militares, bem como alunos, funcionários e professores.

O CPV tem como objetivo o atendimento clínico e cirúrgico de animais domésticos (cães, gatos, bovinos, ovinos e equinos), bem como atendimento clínico de animais silvestres da comunidade de Santiago e região.Até o presente momento, conta com o bloco 2, no qual estão os consultórios, vestiários e salas de recepção, limpeza de materiais, esterilização, lavagem de mãos e paramentação, pré e pós-operatório e sala cirúrgica.Realiza um importante papel social, pois presta atendimentos a animais de tutores de baixa renda através da comprovação do cadastro único.

O que aconteceu no mês de maio

– Farmácia movimentando os 30 anos: de 9 a 13, aconteceu a XI Jornada Acadêmica de Estudos Farmacêuticos, com o tema ‘Vivendo a experiência de ser farmacêutico’.

– Frequência educação: a programação educativa da Rádio URI FM contou com programas especiais.  No dia 10 de maio, no programa Bate-Papo com a Amiguinha, comandado pela professora Maria Saléti Reolon, o convidado foi o professor Juarez Biermann, trazendo trechos da história da universidade. Já no dia 11, foi ao ar o programa Cuidados de Enfermagem pelas Ondas do Rádio, fazendo um especial 30 anos. A acadêmica Cecília Cortez conversou com a coordenadora do curso, professora Claudete Moreschi. 

– Em pauta, a saúde: no dia do enfermeiro, 12 de maio, ocorreu o III Encontro Integrado dos Cursos de Enfermagem URI. Abordou os assuntos “Os reflexos da pandemia no ensino da enfermagem” e a “Postura empreendedora de enfermagem na contemporaneidade”, com as professoras doutoras em Enfermagem, Dagmar Elaine Kaiser e Dirce Stein Backes, respectivamente.

– Novos talentos da tecnologia: no dia 18, convidados conheceram o programa Dream Code, do curso de Ciência da Computação e empresa parceira, Compass Uol. O pré-requisito para a inscrição no programaé estar cursando o 3º ano do ensino médio. As aulas serão virtuais e gratuitas de junho a novembro de 2022. Ao final, 160 alunos selecionados receberão uma bolsa de R$500 mensais por três meses na Compass Academy. Inscrições até o dia 10 de junho.

– Teve festa: no dia 18 de maio, o URIFEST animou a comunidade escolar da Escola de Educação Básica da URI. O evento teve bolo, brincadeiras, música e muitas fotos!

– Visitando a URI: no dia 31, alunos de instituição educacional da cidade participaram de Visite URI, conhecendo os diversos laboratórios da área da saúde.

– Grande evento a ser realizado: irá acontecer nos próximos dias o Universidade na Praça. O evento de 30 anos também comemorará o fechamento do semestre, que foi 100% presencial. Haverá brindes, serviços gratuitos e diversão para toda a família. A data será amplamente divulgada nos canais da URI.

Comemorações continuam

As comemorações do aniversário seguem ao longo de 2022. Tanto que nos dias 3, 4 e 5 de junho aconteceram os Jogos Universitários, no ginasião, uma organização do curso de Educação Física, com o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE), URI e Secretaria de Esportes e Lazer.

Já no último dia 6, a Câmara de Vereadores de Santiago concedeu Menção Honrosa à URI Câmpus Santiago pela comemoração de 30 anos de atividades.A indicação, aprovada por unanimidade, foi do vereador e egresso da URI Fernando Silveira de Oliveira (PP). O plenário ficou lotado devido à presença de muitos colaboradores e alunos.A professora Michele Noal Beltrão,Diretora Geral do Câmpus, agradeceu a recepção de todos os vereadores, a proposição do vereador Fernando e a quem fez e faz parte da URI: comunidade, crianças, adolescentes, pais, familiares, professores, técnicos. “Nada é feito no individual, mas sim no coletivo”, destacou.

Menção honrosa na Câmara
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top