sábado , 1 outubro 2022

Azeite de Oliva para a saúde

Azeite de Oliva para a saúde
azeite3

O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, fruto da oliveira. Também conhecido por ‘’ouro líquido’’, contém inúmeros benefícios como: emagrecimento, proteção do cérebro, combate a diabetes entre outros.
A oliva também é utilizada em cosméticos, culinária, sabonetes entre outros fins. Possui um excelente aroma e gosto. O azeite de oliva é muito utilizado no preparo de peixes, massas, carnes e saladas.
É também uma fonte com fenóis, antioxidantes e vitamina E, que ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.
Auxilia contra os radicais livres que danifica as células da pele, contém propriedades que reduzem o envelhecimento precoce e as rugas. Podendo ser usado também como hidratante
para proteger a pele.
Utilizado amplamente para os cabelos secos, o azeite de oliva também mostrou sua eficácia na redução de pontas duplas e contra a caspa. Massageando o óleo de oliva no cabelo, faz com que ele cresça mais rápido, deixando macio e brilhante.
Com presença de gorduras monoinsaturadas diminui os déficits cognitivos, ou seja, a perda de memória, tomando 3 colheres de sopa de azeite de oliva diariamente.
A vitamina K, é um nutriente que ganha destaque no azeite de oliva, pois esse nutriente é fundamental para ajudar na coagulação sanguínea e também para manter os nossos ossos saudáveis.
Reduz o colesterol ruim, pois os antioxidantes e substâncias presentes no azeite tem um efeito que inibe esse colesterol, reduzindo assim as doenças cardiovasculares, e assim, aumenta o colesterol bom que é o HDL.
Ajudando no emagrecimento, o azeite de oliva possui um aroma que pesquisado pela Universidade de Viena na Áustria, concluíram que ele contribui para a perda de peso, pois são responsáveis por regular a saciedade. A pesquisa também concluiu que o azeite de oliva, reduz a absorção de glicose no sangue para as células do fígado, claro ele não faz milagres, mas junto com uma refeição balanceada, ele possui efeitos incríveis. Também foi descoberta com estudos, que o azeite possui uma molécula inibindo a atividade das enzimas envolvidas na inflamação da dor, trata-se do oleocanthal, um composto analgésico de que, consumindo regularmente pode proporcionar alívio das dores como: articulações, dores nas costas,  musculares em geral.
O azeite de oliva também possui um efeito protetor contra alguns tumores malignos, um exemplo é o câncer de mama, que quando a pessoa toma regularmente com uma dieta balanceada, os polifenóis presentes nele, destrói a proteína que é responsável por acionar o gene HER2, o principal responsável por iniciar o câncer de mama. Enfim para vários problemas o azeite de oliva tem suas funções benéficas para a nossa saúde.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top