sábado , 1 outubro 2022

Benefícios de dormir bem

Dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, ajudando a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse. Além disso, é durante o sono que ocorre a regulação hormonal e renovação celular, o que representa diversos benefícios para a saúde, como melhora do humor, controle do apetite e diminuição do estresse, por exemplo.

Para ter uma boa noite de sono é importante adotar hábitos que favoreçam o relaxamento, como tomar um chá alguns minutos antes de deitar para dormir, evitar usar o telefone, o computador ou assistir televisão quando for deitar, e ler um livro até o sono chegar.

1. Reduz o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse. 

2. Melhora o humor

Quando se tem uma boa noite de sono, é possível ter maior disposição, mais energia e melhor humor durante o dia.

3. Controlar o apetite

O sono ajuda a regular os hormônios que estão relacionados com o controle do apetite, principalmente o hormônio leptina.

4. Ativar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória.

5. Estimular o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.

6. Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois é durante a noite que ocorre a renovação celular. Além disso, durante o sono há maior produção de melatonina, que é um hormônio que também atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento da pele.
Fonte: www.tuasaude.com.br

Curiosidades sobre o sono:

1 – O Sono piora com o passar do tempo;
2 – Dormir pouco dá fome;
3 – A privação do sono está ligada ao desenvolvimento de doenças cardíacas;
4 – Insônia não é sobre a quantidade de horas que você passa na cama sem dormir;
5 – O ideal é que leve de 10 a 15 minutos para você pegar no sono;
6 – Pessoas casadas reportam melhor a qualidade do sono;
7 – Mulheres precisam dormir mais que os homens;
8 – Mulheres tem qualidade do sono pior do que os homens.
Fonte: www.revistacasaejardim.com.br

Dormir bem traz inúmeros benefícios a saúde
Foto: Divulgação

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