sexta-feira , 29 março 2024

Comitiva Argentina visitou a Coopatrigo

A possibilidade da exploração da hidrovia do rio Paraná para a exportação de grãos através de missiones na Argentina voltou a ser debatida na semana passada quando a diretoria da Coopatrigo recebeu a visita de dois integrantes do governo daquela Província.

Na oportunidade Roberto Tarnoski, sub-secretário de Industria e Planejamento e Cláudio Aguilar, sub-secretário de Desenvolvimento e Atração de Investimentos apresentaram um projeto para a reestruturação do Porto de Santa Ana exclusivamente para a exportação de grãos e importação de insumos. Os dois membros do governo de Missiones, acompanhados do professor Pedro Buttenbender da Unijuí, estiveram visitando as principais cooperativas desta região que faz divisa com a Argentina para mostrar a evolução do projeto a partir da visita que foi realizada por um grupo de brasileiros, onde a Coopatrigo estava presente, no final do ano passado às instalações dos Portos de Santa Ana e Possadas.

Segundo Pedro Buttenbender o governo de Missiones está oferecendo à investidores a possibilidade de investimentos em estruturas de armazenagem junto ao Porto de Santa Ana com exploração por até 25 anos para a viabilidade do projeto. Foi informado também que já existem duas empresas de barcaças dispostas a oferecer o serviço de transporte a partir do porto de Santa Ana até o porto de Rosário para o embarque em navios.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista, assim como já havia se manifestado em Posadas, mais uma vez reiterou que tudo depende do custo logístico na comparação com os preços praticados hoje para o embarque no Porto de Rio Grande. Além disso é necessário que as principais trendings que compram soja no Brasil sejam convidadas para participarem deste projeto, pois são elas que viabilizam os negócios de exportações.

Além do presidente Ivo Batista participaram o vice-presidente Luiz Flávio Oliveira, o superintendente Paulo Cordenonsi, o administrativo Sadi Scaramussa e o assessor comercial Adriano Carloto.

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top