quinta-feira , 28 março 2024

Como melhorar o mau hálito

Como melhorar o mau hálito

O mau hálito ou halitose como é chamado tecnicamente, pode ter diversas causas e varia de idade e o período do dia da pessoa. O mau hálito causa constrangimentos, por serem sentidos por estranhos e não pela própria pessoa. Pela manhã o mau hálito é normal, pois isso acontece devido a leve hipoglicemia, a redução do fluxo salivar durante o sono e, desaparece após a higiene bucal. Já quando o mau hálito persiste, pode ser um sinal de que o nosso organismo está em desequilíbrio ou a higiene não está sendo feita corretamente. De qualquer forma alguém já deve ter passado por esse constrangimento em algum momento.

Causas do mau hálito:
A halitose pode ser fisiológica (requer apenas orientação) ou a patológica (requer tratamento) e as suas principais causas são:
* Tártaro
*Problemas estomacais
* Falta de higiene bucal
* Diminuição da quantidade da saliva
* Uso de alguns medicamentos
* Estresse, ansiedade, prisão de ventre, amidalites e alterações hepáticas
* Irritação na gengiva ou cáries
* Alimentação inadequada e com temperos fortes
* Tabagismo ou bebidas alcoólicas

Como prevenir:
A prevenção é a medida mais importante para o mau hálito, normalmente acaba sendo a principal forma de tratamento. Cuide de sua saúde bucal, escovando os dentes sempre após as refeições, e uma vez ao dia faça uma limpeza completa, passando fio dental e escovando muito bem a língua. Procure um bom dentista, fazendo uma higienização a cada 6 meses para eliminar a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro. Evite ficar muitas horas sem comer, pois em jejum o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia, nesse momento há liberação de compostos à base de enxofre que é absorvido pela corrente sanguínea e via pulmonar, expelindo pela respiração. Portanto essa é uma halitose sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente. Masque chicletes de preferência sem açúcar, pois o chiclete estimula a mastigação dando sequência a produção de saliva. A canela é uma ótima aliada, pois contém propriedades antibacteriana. Beba bastante água, pois a hidratação com este líquido ajuda evitar a halitose. Quando ingerida ainda é possível lavar a boca, eliminando assim boa parte das bactérias ali presentes.

É importante descobrir a causa do mau hálito:
É de suma importância descobrir a causa para melhorar o mau hálito, pois não é apenas o jejum ou o fato de uma higiene bucal que podem levar ao mau hálito. Doenças como o diabetes também pode estar por trás disso. Outro problema é o acúmulo de tártaro, pois muitas pessoas têm a propensão genética a esse acúmulo, tornando assim imprescindíveis limpeza semestrais no dentista. A simples presença do mau hálito por si só na grande maioria das vezes acaba provocando sérios prejuízos psicossociais. Os mais relatados são a insegurança de se aproximar das pessoas, a depressão secundária quanto a dificuldade em estabelecer relações amorosas, resistência ao sorriso, ansiedade, baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é necessário. Portanto procure um médico e siga corretamente as suas instruções.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top