domingo , 28 abril 2024

FIES: Aditamento deve ser feito até 30 de abril

Encerra no dia 30 de abril o prazo para aditamento de alunos que tem contratado o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. Na URI Câmpus de Santiago, a Direção informa e pede a todos os alunos que possuem o FIES, para que não percam o prazo, pois caso isso aconteça ficarão inadimplentes e deverão arcar com os custos do semestre.  Até o momento, dos 1.150 alunos, 57%, ou seja, 650 já realizaram o aditamento, faltando ainda em torno de 500 alunos.

Para quem for contratar a partir de agora o financiamento, o MEC divulgou mudanças nas regras. A partir de agora, os estudantes não poderão contar com o financiamento do Fies 2015 se estiverem matriculados em dois cursos de faculdades diferentes e beneficiados pelo ProUni em um curso e pelo próprio Fies no outro. O Fundo de Financiamento Estudantil só servirá para uso exclusivo ou como complemento de uma bolsa parcial do ProUni em um mesmo curso de uma mesma instituição de ensino.

Em 2015, os estudantes não poderão ser beneficiados com bolsas integrais do ProUni junto do Fies. Caso o estudante seja beneficiado simultaneamente por ambos os programas em cursos diferentes, ele deverá optar pelo cancelamento de um ou de outro. Se o benefício do ProUni for de bolsa parcial, existe a possibilidade de transferir a bolsa para o curso com financiamento ou transferir o financiamento para complementar a bolsa.

As regularizações devem ser tomadas antes da renovação do contrato de financiamento. Quem não tiver dentro das conformidades antes do término do prazo de aditamento do Fies 2015, que é 30 de abril, subsequente ao semestre de concessão da bolsa do ProUni, terá o financiamento automaticamente cancelado por iniciativa do agente operador do contrato.

Outra nova regra trata da nota que o candidato deve garantir no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para recorrer ao financiamento. A partir de agora, só poderá solicitar o benefício os estudantes com nota maior ou igual a 450 pontos na prova objetiva e superior a zero na redação. O programa exige que o candidato tenha participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Lista-de-documentos-para-a-contratação-do-Fies-01

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top