sábado , 20 abril 2024

HGUST comemora o Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro

        No dia 27 de maio, comemorou-se o Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. A data é uma homenagem ao General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que em 1940 foi escolhido como Patrono do Serviço de Saúde do Exército, devido a sua participação na Guerra do Paraguai e sua contribuição como médico, militar, professor, historiador e diplomata.

     Para comemorar a data o Hospital de Guarnição de Santiago promoveu uma programação especial.

    Abrindo as atividades festivas foi realizado, no sábado, 25, no Círculo Militar de Santiago o tradicional Jantar Baile do Serviço de Saúde com a participação do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Gen Bda Flávio dos Santos Lajoia Garcia, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago Ernandes Tadeu Machado, Oficiais do Comando da 1ª Bda C Mec, Comandantes das OM da Guarnição de Santiago, antigos Diretores do HGuSt, ex-integrantes, familiares e amigos.

     A animação musical ficou a cargo dos músicos da Fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que contemplaram os presentes com belíssimas canções e variados ritmos, muita alegria e descontração, contando também com belíssima apresentação da Invernada Artística Mirim do CTG os Tropeiros.

     Na segunda-feira, 27, foi realizada uma formatura no HGuSt. O evento teve participação especial de um grupamento de militares das OM da Guarnição de Santiago, que foram incorporados ao grupamento do HGuSt.

   Prestigiaram a solenidade o Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Gen Bda Flávio dos Santos Lajoia Garcia, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago, do Diretor do HGuSt Cel Sérgio Lopes Crossetti, de Comandantes das OM  da 1ª Bda C Mec, dentre outras autoridades civis e militares, militares inativos e convidados.

     A solenidade constou de recepção a mais alta autoridade militar presente, canto da Canção do Serviço de Saúde, continência da tropa em memória do Patrono do Serviço de Saúde do Exército, palavras do Diretor, do Comandante da 1ª Bda C Mec e desfile da Tropa.

   Encerrando as atividades festivas foi realizado ainda, na segunda-feira, no Clube de Caça e Pesca de Santiago uma competição de tiro de fogo central na parte da tarde, com a participação de militares do HGuSt, do 9° B Log, da 1ª Bda C Mec, 19° GAC, 1° Pel PE, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Polícia Civil.

   Sagraram-se campeões nas seguintes modalidades: 1° lugar Porte Funcional: Policial Civil Altrian Andres Wesz; 1° lugar Categoria Militar: Coronel Crossetti, Diretor do HGuSt; 1° lugar por Equipe: 1ª Bda C Mec/Esquadrão de Comando (Maj Roberto, Cap Boaz e Cap Saurin); e 1° lugar Shoot – off: 1° Ten Baxinski do 9° B Log.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exército em atividade no Clube de Tiro
Foto: Divulgação 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top