Nesta segunda-feira, 20 de junho, o Ministério da Saúde divulgou que pessoas acima de 40 anos poderão ser vacinadas com a quarta dose de reforço contra a Covid-19. O anúncio ocorre no momento em que há alta no número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, embora com menos mortes.
Com o anúncio do Ministério, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) definiu junto com os municípios ampliar, desde terça-feira, 21, a segunda dose de reforço conta a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. A recomendação, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, sempre observando o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.
É importante destacar também, sobre a atualização no esquema recomendado para quem fez a primeira dose com a Janssen, que era dose única. As pessoas que tiverem 18 anos ou mais deverão receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço.
Em Santiago, segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação da quarta dose de reforço teve início na quarta-feira, 22 de junho, para pessoas com mais de 40 anos. Ainda de acordo com a pasta, as vacinas estão disponíveis nas ESFs e no Centro Materno Infantil. Em relação a segunda dose de reforço para quem tem 18 anos ou mais e fez a primeira dose com a Janssen, o público alvo pode procurar o Centro Materno Infantil para receber o imunizante.
A secretaria também informou sobre a vacinação contra gripe H1N1, a qual o Município de Santiago já alcançou 50% da comunidade imunizada, abrangendo todas as faixas etárias.
Destacou ainda que o município conta com um serviço de busca ativa de não vacinados, denominada “Campanha Santiago Contra a Gripe”, com este serviço empresas, entidades e instituições, tendo mais de cinco pessoas interessadas na vacina da gripe, a equipe volante de vacinadores da Secretaria de Saúde vai no endereço e oferta a aplicação de vacina contra gripe.
Fica o apelo para a população realizar todas as vacinas, sendo que as mais importantes, neste momento, contra a Covid-19 são a segunda e a terceira doses, pois ainda há um público que não acessou a vacina, especialmente a terceira dose, a qual completa o esquema vacinal e agora a quarta dose, disponível a partir dos 40 anos.
O Município de Santiago tem ativos 70 casos de Covid-19 ativos até a data de 23 de junho de 2022, contabiliza 177 óbitos, sendo que o mais recente ocorreu na quarta-feira, 22.
As pessoas que tiveram diagnóstico positivo recente para Covid-19, precisam esperar pelo menos quatro semanas para tomar a dose de reforço. E aos que já estão imunizados com a quarta dose, continue se protegendo, usando àlcool em gel, praticando o distanciamento e também usando máscara, a pandemia ainda não terminou, previna-se e proteja-se.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santiago também informou a porcentagem de não vacinados contra Covid-19 em cada uma das doses e também contra a Gripe H1N1:
COVID-19:
Primeira dose – D1: 5,8%
Segunda dose – D2: 11,4%
Terceira dose – D3: 44,3%
Quarta dose – D4: 86%
Gripe H1N1
Falta – 50,38%

Foto: Divulgação/Internet