sábado , 21 maio 2022

Santiago terá Delegacia Especializada em Crimes Rurais

Santiago terá Delegacia Especializada em Crimes Rurais

O Estado do Rio Grande do Sul contará com Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs). O decreto, foiassinado pelo governador José Ivo Sartori na quinta-feira, 31 e, cria as novas unidades que terão sedes principais em Bagé, Camaquã e Santiago, e as complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul. 
A referida ação permite que o governo do Estado atenda uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho. “Desde o início, atuamos com atenção especial para o campo. Já desenvolvemos ações integradas específicas na região de fronteira. Intensificamos o trabalho com as forças-tarefas das polícias. Agora, iremos avançar ainda mais”, garantiu o governador.
O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EumarNovacki, destacou que “iniciativas como essa fazem a diferença. Desejamos que ela seja replicada em outros estados da federação”.
Sobre a escolha das sedes, a mesma partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão integradas em bases itinerantes nas operações executadas em todo o Estado.
As unidades irão exercer atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas. “Segurança não é só para quem vive na cidade. É também para quem vive no interior. O abigeato e os demais crimes típicos do campo afetam diretamente todo o setor primário”, comentou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer

Foto – Ocorrência de abigeatoregistrada em São Francisco de Assis/Arquivo/Rafael Nemitz

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top