sábado , 21 maio 2022

Teve início a vacinação contra o vírus HPV

O que é o vírus HPV é o Papilomavírus Humano (HPV) – associado à ocorrência de câncer de colo do útero e também as que podem causar lesões pré-cancerosas e cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus.
A vacina distribuída na rede será a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de vírus do HPV, dos tipos 6 e 11, responsáveis por verrugas genitais e dois tipos 16 e 18.
A vacina age no organismo, produzindo anticorpos de proteção contra os 4 subtipos do vírus que será contemplado pela vacina. Irão se beneficiar com a vacinação, meninas entre 11 e 13 anos (11 meses e 29 dias). Ela será administrada em três doses, sendo a primeira dose neste período e a segunda, seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A vacinação teve início em 10 de março e, vai até o dia 11 de abril, diferentemente das demais campanhas normais, pois ela será administrada na rede pública e privada de ensino de Santiago, as equipes de vacinação irão até as unidades de ensino em datas previamente agendadas.
A Secretaria de Saúde de Santiago tem como meta, cerca de 1.176 meninas, entre 11 e 13 anos, com uma meta de 80% do público alvo. Cada ESF ficará responsável pela instituição de ensino dentro de sua área de abrangência. Escolas em áreas descobertas serão atendidas pelo Centro Materno Infantil, como Centro e interior do município.
Em relação às restrições às pessoas que receberão a vacina, no dia que receber a dose não pode apresentar febre e NÃO É INDICADA EM GESTANTES.
O município recebeu 396 doses para início da campanha, sem previsão de receber mais doses, segundo informações repassadas do Estado, possivelmente algumas escolas serão reagendas, pois estava estabelecido com as escolas que até dia 21 seria realizada a vacinação em todas, mas, todos serão vacinados até o final da campanha.

vacina

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top