sexta-feira , 29 março 2024

Unidade móvel do Procon faz atendimentos na cidade

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Durante segunda e terça-feira, uma unidade móvel do Procon estava na frente da Prefeitura Municipal, realizando atendimentos e respondendo as duvidas da comunidade. Segundo Cristiano Rodrigues, Coordenador do Procon Estadual, “a visita faz parte de um roteiro da unidade móvel do Procon estadual. É a segunda vez que estamos em Santiago e o atendimento tem dois objetivos muito claros. O primeiro é reforçar a capacidade de atendimento do Procon na cidade e o segundo é divulgar a importância dos direitos do consumidor, porque além de atender a reclamação, responder as dúvidas, a gente também distribui um material informativo, que é uma cartilha do consumidor e o exemplar do Código de defesa do consumidor. Pois hoje, nas mais diversas formas, todos nós somos consumidores, sendo de energia elétrica, serviços de telefonia, no trabalho, então é um tema que o pessoal precisa saber um pouco mais. Por exemplo, saber sobre prazos de garantia, o que é uma venda casada, saber quando é uma cobrança indevida, e o primeiro passo para se exigir seus direitos é conhecendo-os”, comenta ele.

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Acrescenta ainda que a procura pela unidade móvel está muito boa, onde muitos casos de reclamações foram solucionados. Além disso, muitas pessoas param também para saber sobre o trabalho, pegar uma cartilha, pedir informações.

Segundo Cristiano, as maiores reclamações não são com relação a Santiago, nem ao estado, mas sim uma reclamação que atinge o país todo, que é a telefonia móvel, Tv por assinatura, internet, venda casada de seguros, bancos. “Esses são os mais cotados nas reclamações. Só pra se ter uma ideia, no RS temos 16 milhões de linhas de telefone móvel habilitado e temos em torno de 10 milhões de habitantes, então é muito mais linha de telefone do que habitantes. É certo que pela quantidade de pacotes, promoções, descontos, alguns transtornos vão acontecer e acaba confundindo os consumidores”, finaliza.

Na quinta-feira a unidade móvel retornou para Porto Alegre, para reforçar o atendimento durante a Copa do Mundo, ampliando a capacidade de atendimento na capital nesse período. Logo que a Copa encerrar, retornam as atividades das unidades móveis pelo interior.

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